O trabalho no campo exige o cumprimento de diversas tarefas diárias, principalmente quando o assunto é o solo e as máquinas agrícolas. Por isso, a manutenção de tratores é um assunto que não pode ser deixado de lado.
Afinal, a vida útil do equipamento dependerá de certas ações preventivas, corretivas e preditivas.
Além disso, devido à grande utilização desses equipamentos, eles requerem cuidados minuciosos e vistorias que devem ser realizadas de forma frequente.
Dessa maneira, você não irá se deparar com nenhuma surpresa desagradável e poderá ter um rendimento tranquilo.
Quer saber mais sobre como aumentar a vida útil do seu equipamento, aprendendo um pouco mais sobre a manutenção de tratores? Então, continue conosco!
Faça uma manutenção diária
A primeira dica para realizar a manutenção de tratores talvez seja a mais importante: fazer uma manutenção diariamente. Afinal, como vimos, a realização da manutenção corretiva e/ou preventiva de forma periódica influencia no aumento da sua vida útil.
Além disso, vale ressaltar que os custos de uma manutenção frequente são bem menores quando comparados aos custos de uma reparação por conta da não revisão.
Portanto, não deixe para depois e faça, sim, a manutenção de tratores de forma diária. É como diz o ditado: “é melhor prevenir, do que remediar”, concorda?
Siga o manual de instruções
Sabemos que o manual de instruções, muitas vezes, é pouco lido. Porém, ele é extremamente importante.
Afinal, a leitura do manual pode te livrar de uma série de dor de cabeça. Isso porque, nele estão contidas dicas e orientações de como proceder para que o seu equipamento não tenha uma vida útil reduzida por conta de alguns fatores externos.
Lembra da dica de realizar manutenções diárias? Então, no manual de instruções você encontra como fazê-las de forma mais adequada.
Alguns cuidados que você pode encontrar no manual são:
- prazos para a lubrificação de peças móveis: os fluidos que serão usados necessitam estar em acordo com as recomendações do fabricante para que o trator não danifique;
- cuidados especiais ao manusear peças consideradas frágeis: elas podem quebrar com bastante facilidade;
- forma adequada de lavar o trator: explicaremos melhor mais adiante.
Por isso, não deixe de lado o manual de instruções para realizar de forma adequada a manutenção de tratores.
Afinal, ele deve ser visto como uma ferramenta que apoia e orienta o seu trabalho. Logo, sua leitura pode auxiliar o operador no aumento do desempenho e, consequentemente, no rendimento do equipamento.
Calibre os pneus com frequência
Teoricamente, os pneus são os grandes protagonistas quando o assunto é tratar o solo, concorda?
Por isso, uma manutenção de tratores não pode ser eficaz se não houver a calibragem exata diariamente.
No entanto, vale ressaltar que não pode ser realizada qualquer calibragem. Afinal, alguns fatores devem ser considerados, como o trabalho que será realizado pela máquina e as condições do terreno.
Então, uma coisa é certa: a calibragem dos pneus, quando realizada corretamente, aumenta a vida útil do seu equipamento. Sendo assim, você gastará menos recursos para promover um bom tratamento ao solo.
Faça a manutenção preventiva, corretiva e preditiva
Basicamente, existem três modalidades de manutenção de tratores: preventiva, corretiva e preditiva. Cada uma delas tem as suas características. A seguir, explicaremos melhor cada uma delas. Vamos lá?
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, é aquela realizada antes do surgimento dos problemas e danos no equipamento.
Essa é uma maneira eficiente de não ser pego de surpresa. Assim, essa manutenção promove uma vida útil maior para a sua máquina.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva não é a mais praticada. Porém, tem uma significativa importância para o prolongamento da vida útil de uma máquina agrícola.
Isso porque, ela auxilia no processo de previsão dos problemas que possam acometer o equipamento (utiliza-se, aqui, o histórico do equipamento).
Manutenção corretiva
Essa é a modalidade mais praticada para aqueles que deixam o problema surgir para, então, consertar.
Inclusive, a manutenção corretiva é bastante perigosa, pois a perda em determinada peça, por exemplo, pode ser total (e não são raros os casos em que isso acontece). Além disso, das três modalidades, a corretiva é a mais onerosa.
Por fim, reforçamos a importância de:
- revisar os terminais e barras de direção;
- promover as regulagens dos cubos dianteiros;
- regular os braços da manga de eixo;
- alinhar as rodas dianteiras;
- conferir como estão os pontos de lubrificação;
- observar a vedação dos terminais.
Invista em uma boa limpeza diária: uma das principais dicas de manutenção de tratores
Como citado anteriormente, no manual de instruções você encontra várias dicas e orientações, inclusive com relação à limpeza diária. Mas, afinal de contas, você sabe como realizar uma boa faxina na sua máquina?
Em primeiro lugar, é importante você saber que o trator precisa, sim, ser lavado diariamente. Isso porque, a limpeza frequente evita que haja um acúmulo de resíduos e demais substâncias consideradas nocivas à máquina; as quais, podem causar a terrível oxidação nas peças.
Logo, ao lavar o trator, não o guarde ainda molhado. Espere secar completamente ou, se possível, utilize o ar comprimido.
Somente após ter secado, o equipamento estará pronto para ser guardado. Essa ação é eficiente para remover o excesso de água, principalmente a que fica em contato com os cabos elétricos.
Acredite: você não estará perdendo tempo se realizar essa limpeza de forma adequada e diariamente. Afinal, é muito mais barato realizar uma limpeza rotineira do que custear um novo sistema elétrico para o seu trator, não acha?
Compre somente peças de qualidade
Ainda falando sobre a manutenção de tratores: um dos maiores erros de proprietários de máquinas agrícolas é comprar peças de procedência duvidosa.
Afinal, peças de má qualidade comprometem o bom funcionamento da máquina. Então, compre somente peças para tratores de qualidade com garantia do fabricante e em um fornecedor de confiança.
Por conta disso, escolha sempre um local que ofereça, além dos melhores preços, peças de extrema qualidade, como a Sulmatre. Aqui, temos excelentes peças para a parte da direção e suspensão de tratores.
A Sulmatre foi fundada em 2004 e é uma forjaria localizada no Rio Grande do Sul e tem o foco em peças de reposição para o setor agrícola.
Dessa maneira, oferece aos seus clientes somente peças de extrema qualidade para o mercado agrícola. Além disso, apresenta um ótimo custo-benefício.
Precisando de peças para manutenção de tratores? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar.